domingo, 12 de junho de 2011

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO E GRAMÁTICA.

 CAROL E MALUQUINHO


1) Quem são os personagens da historinha?



2) Porque nessa historinha aparecem vários pontos de exclamação?



3) No terceiro quadrinho, além de gritar, o que mais Carol fez ao descobrir o saco plástico?



4) Porque Carol chegou a conclusão que fosse poluição?



5) Observe a seguinte frase: O saco plástico foi jogado por banhistas.

O diminutivo da palavra destacada é:

a) ( )sacolão      b) ( ) sequilho       c) ( ) sacola     d) ( ) saquinho



6) “Carol é uma menina muito medrosa”, o adjetivo desta frase é:

a) ( ) Carol       b) ( ) menina     c) ( ) muito      d) ( ) medrosa



7) Observe a seguinte frase: Carol correu para um lugar distante.

O sinônimo da palavra destacada é:

a) ( ) perto      b) ( ) longe



8) Reescreva apenas os adjetivos das frases nas linhas abaixo.

a) Uma água-viva é linda.

_________________________

b) A Carol é muito medrosa.

__________________________

c) Corajoso é o Menino Maluquinho.

___________________________

Nome do Aluno (a): ________________________________

Série/Ano:________         Professora: ___________________




HISTÓRIA EM QUADRINHOS - CASCÃO E CEBOLINHA




1. A tirinha acima está apresentada em linguagem verbal ou não verbal? Explique.



2. Em toda a historinha, Cascão está sentindo:

a) ( ) dor.

c) ( ) tristeza.

b) ( ) desanimo.

d) ( ) alegria.

3. No segundo quadrinho, Cebolinha está:

a) ( ) andando.

c) ( ) pulando.

b) ( ) deslizando.

d) ( ) correndo.


4. Que recursos visuais o autor utilizou para indicar a ação do Cebolinha no segundo quadrinho?



5. Faça uma interjeição em qualquer quadrinho da historinha “CASCÃO E CEBOLINHA”.



6. Agora observe o quadrinho abaixo e desenhe uma onomatopéia relacionada ao fato apresentado.


7. Faça uma pequena descrição de um lugar onde podem acontecer acidentes como esse do Cascão.

Nome do Aluno (a): _________________________________

Série/Ano:___________   Professora: ___________________



HISTÓRIA EM QUADRINHOS - CEBOLINHA







1- O que acontceu com o Cebolinha no terceiro quadrinho?



2. O quadrinho que apresenta uma interjeição é:

a) ( ) o primeiro.  b) ( ) o segundo.  c) ( ) o terceiro   d) ( ) nenhum, não há interjeições nessa tirinha.


3. No segundo quadrinho, que recursos visuais o autor utilizou para indicar que o vaso quebrou?


4. As onomatopéias são:

a) ( ) palavras que representam sentimentos.
b) ( ) palavras que representas gritos.
c) ( ) palavras que representas som.
d) ( ) sinais que representam movimento.

5. Complete as frases de acordo com o numeral solicitado.

a) Cebolinha quebrou ____________________ vaso. (cardinal)

d) Cebolinha quebrou o ____________________ vaso. (ordinal)

b) Cebolinha quebrou o ____________________ dos vasos. (multiplicativo)

c) Cebolinha quebrou ____________________ do vaso. (fracionário)


Nome do Aluno (a): _________________________________


Série/Ano:___________ Professora: ___________________










Um comentário:

  1. Qual a resposta da 3 questão cebolinha estar andando , pulando ,deslizando,correndo ?Qual a resposta correta ?

    ResponderExcluir